Extensão

 

O Centro Universitário Autônomo do Brasil entende por extensão universitária, nos termos da Resolução das Atividades de Extensão, “ações culturais, especialmente nas áreas de arte, ciência e educação, com o objetivo de promover a articulação entre o ensino e a pesquisa, bem como o fortalecimento da relação entre a Instituição de Ensino e a sociedade”.

A extensão universitária, portanto, tem dois públicos distintos. O primeiro é constituído pelo próprio meio acadêmico, pois a produção intelectual (entendida como criação, releitura, reelaboração ou reorganização do conhecimento) precisa, antes de tudo, circular e impactar o próprio ambiente em que foi produzida. O segundo é a própria sociedade (entendida como a comunidade do entorno ou como um universo mais amplo), uma vez que a produção de conhecimento tem uma função social.

São modalidades de extensão:

1. programa: conjunto de projetos articulados de forma institucional, contemplando objetivos com característica temporal de continuidade e permanência;
2. projeto: conjunto de atividades de caráter cultural – arte, ciência e educação − desenvolvido de forma planejada, com objetivos e periodicidade definidos, assim como o prazo de início e fim previstos;
3. curso: soma articulada de ações pedagógicas, planejadas e organizadas de forma sistemática, de cunho teórico e/ou prático, e processo de avaliação formal;
4. evento: proposta de caráter artístico, científico e educacional, com objetivos definidos e período de curto prazo. Os eventos têm as seguintes modalidades: congresso, conferência, palestra, seminário, oficina, fórum, painel, mesa redonda, lançamento, assembléia, campeonato, debate, colóquio, simpósio, mostra, encontro, semana de estudos, jornada, concerto, espetáculo, torneio, feira, exposição, show, exibição pública, recital, ciclo de estudos.
5. produtos acadêmicos: bens e serviços produzidos pelas atividades acadêmicas, geralmente ligadas à pesquisa, cujo objetivo é a aplicação e disseminação do conhecimento;
6. prestação de serviços: conjunto de atividades caracterizadas pela prestação de trabalhos à comunidade interna e/ou externa à Instituição, podendo gerar recursos adicionais, cujo principal objetivo é favorecer o aprendizado prático dos estudantes.

Para qualquer modalidade de extensão, só serão emitidos certificados se a coordenação apresentar o Projeto e o Relatório final da atividade de extensão.

Os certificados serão emitidos num prazo de 45 a 60 dias, a partir do envio de todos os documentos solicitados, especialmente o projeto e o relatório da atividade.


Bloco 1 – 1º Andar do Centro Universitário Autônomo do Brasil – Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã – Curitiba-PR
(41) 3361-4218 | 3361-4332
pesquisaextensão@unibrasil.com.br

    

Back to Top