Intercâmbio Acadêmico

O que é

Intercâmbio é um programa caracterizado por um período de permanência de um a dois semestres letivos, voltados à formação acadêmica no exterior.. É realizado junto a outras universidades por convênios bilaterais ou multilaterais, utilizando ou não agências de fomento. Podem acontecer na graduação e na pós-graduação.

Programas Bilaterais: São programas específicos entre duas universidades para o intercâmbio de alunos e professores, realizados mediante a celebração de convênios. O Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil mantém convênios para intercâmbio com universidades latino-americanas e européias;
Programas Multilaterais: São intermediados por agências de fomento nacionais, como a Capes e o CNPq, ou internacionais como o Programa Erasmus+ (União Européia) para a realização de intercâmbios com diversos países.

Formulário de Inscrição de Intercâmbio Internacional

Veja os programas:

Capes

CNPq

Bolsas para intercâmbio do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil: Com o objetivo de estimular o intercâmbio acadêmico, dentro da política de internacionalização do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil , são concedidas bolsas para o desenvolvimento dessa atividade. As bolsas para intercâmbio acadêmico consistem na isenção do pagamento da mensalidade durante um ou dois semestres letivos.

Para candidatar-se à bolsa intercâmbio é necessário:

I – Estar regularmente matriculado (a) em um curso de graduação ou de pós-graduação stricto sensu (mestrado) do Centro Universitário UniBrasil no período letivo da candidatura.
II – Ter cursado ao menos 25% (vinte e cinco por cento) das disciplinas do curso respectivo, independentemente da duração do curso (no caso de alunos transferidos, exige-se, no mínimo, dois semestres cursados no Centro Universitário UniBrasil).
III – Não completar os estudos durante o intercâmbio (todo aluno(a) que realizar intercâmbio cursará, no mínimo, mais um semestre no Centro Universitário UniBrasil).
IV – Apresentar um Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 70% (setenta por cento).
V – Não possuir e não haver cursado nenhuma disciplina em dependência.

Para candidatar-se à bolsa de intercâmbio, o aluno deverá apresentar:

I – Formulário de Inscrição fornecido pela CCII;
II – Plano de estudos com tabela de equivalência das disciplinas da instituição de destino com as do Centro Universitário Autônomo do Brasil;
III – Carta do Coordenador de Curso aprovando o projeto de intercâmbio;
IV – Cópia da Identidade e do CPF;
V – Curriculum vitae resumido e documentado;
VI – Comprovante de proficiência na língua da instituição de destino;
VII – Foto 3×4 recente;


Bloco 1 – 1º andar – PROPPEx.
E-mail: inter@unibrasil.com.br
Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil – Rua Konrad Adenauer, 442 CEP 82820-540, Curitiba/PR – Brasil
http://www.unibrasil.com.br
Facebook – Cooperação Internacional

    

Back to Top